4 de junho de 2012

O próximo item da lista (Jill Smolinski)



Caso você esteja se perguntando onde foram parar os posts sobre livros e filmes tenho uma ótima notícia, eles estão voltando!
Em defesa à Revista Nova do mês de maio, consegui achar UMA pequena nota que me chamou a atenção, sugerindo a leitura de um livro chamado “O próximo item da lista”. A descrição me pareceu bem interessante e bastante propícia no momento, então no mesmo dia passei na Nobel e o comprei.

Se eu morresse, o que poderia constar no meu obituário?
June Parker, namorada de idas e vindas, funcionária de nível médio que passou a vida toda com desempenho abaixo do potencial, morreu esperando algo acontecer. Deixa um pacote de meias  novas, cuja aquisição foi seu maior feito, ao ser riscada de uma lista de coisas a fazer. (página 15)

June Parker passou a vida fugindo de desafios. Com 34 anos mora sozinha num pequeno apartamento, não conseguiu nenhuma promoção no trabalho, teve oito namoros sem sucesso e não tinha perspectivas para o futuro, sequer conseguia perder os cinco quilos desejados sendo forçada a recorrer a reuniões dos Vigilantes do Peso. E foi numa dessas reuniões que conheceu Marissa Jones, 24 anos, que conseguiu emagrecer 45 quilos com uma sopa de enlatados e muito esforço físico. Ao fim da reunião June ofereceu uma carona a Marissa com a intenção de saber mais a respeito de sua perda de peso para, quem sabe, conseguir inspiração. Durante o percurso, num animado papo, enquanto Marissa tirou o cinto de segurança para pegar a receita da sopa milagrosa em sua bolsa no banco de trás, um basculante do caminhão à frente tombou na frente do carro impossibilitando June de qualquer reação, no choque Marissa é lançada para fora, não resiste aos ferimentos e é aí que a história começa.
Entre os pertences de Marissa, além da sopa do mal, June encontra uma lista intitulada como “20 coisas para fazer antes do meu aniversário de 25 anos” e, culpada demais por não ter conseguido impedir o acidente e querendo poupar a família do sofrimento, decide ficar com a lista, mesmo não tendo intenção de completá-la, já que as únicas listas que já tinha feito eram para buscar a roupa na lavanderia ou comprar meias novas.
 Seis meses após o acidente, numa visita ao túmulo de Marissa, June encontra o lindíssimo e muito simpático irmão Troy Jones. Constrangida com a situação, perdida diante de tanta beleza e por pura falta de assunto, June deixa escapar o fato de Marissa ter feito uma lista, como a reação de Troy foi de choque e tristeza, ela se viu obrigada a dizer que estava  completando a lista no lugar dela para amenizar a culpa que sentia pelo acidente e obteve o resultado esperado, Troy, acreditando que a lista estava bem adiantada,ficou muito grato pelo gesto e se colocou à disposição para ajudar no que fosse necessário.
Começa então a luta contra o tempo, com apenas dois itens riscados por Marissa, ainda existiam 18 itens a serem cumpridos em poucos meses e entre eles coisas como “mudar a vida de alguém” e “fazer Buddy  Fitch pagar pelo que fez”, como se muda a vida de alguém em tão pouco tempo? Quem diabos é Buddy Ficth? June terá que descobrir para cumprir com o prometido. Há também itens mais fáceis de serem riscados como “beijar um estranho”, “ousar sair sem sutiã”, “ir num encontro às escuras”, entre outros.
Gostei bastante do livro de um modo geral, é uma leitura leve, engraçada, motivadora e o final não muito previsível. Comecei a fazer minha própria lista, inclusive com alguns itens tirados do livro. Recomendo! Leia o livro, faça também a sua lista, mude a sua vida, vale a pena!

2 comentários:

  1. Eu quis te entregar o livro na semana passada, mas você disse que não tava na vibe, haha...

    ResponderExcluir